Decápolis era uma região do sudeste da antiga Palestina que consistia em dez cidades de origem grega e romana, e que também desempenhou um papel importante na história bíblica. Foi de lá que saiu um dos contos mais emblemáticos do cristianismo e que até hoje gera reflexões sobre o poder do domínio sobre os corpos e o capital. Nele, Jesus e seus discípulos são recebidos por um homem possuído por demônios, que angustiado pede ao Cristo que o liberte. Após ordenar que a legião saísse do homem, Jesus permitiu que os demônios entrassem em porcos que moravam no local, e a manada correu para um precipício e se afogou no mar.
Essa passagem é instigante por várias razões. Em primeiro lugar, mostra o poder de Jesus sobre os demônios e sua capacidade de curar aqueles que estavam possuídos. Em segundo lugar, destaca o valor dos porcos na cultura da época, e como a destruição da manada teria sido vista como uma grande perda econômica. Finalmente, é interessante notar que os moradores da cidade ficaram com medo e pediram a Jesus que saísse da região, mesmo depois de terem testemunhado um milagre tão poderoso.
Em Demônios de Decápolis, espetáculo que estreia no próximo dia 5 de maio no Teatro Commune em São Paulo, essa importante narrativa é transportada para os dias atuais, permitindo ao público não apenas uma reflexão mais aprofundada sobre o conto como também uma imersão nas expectativas atuais sobre fé e interesses econômicos.
A repercussão da época era os milagres e maravilhas que Jesus – Conta Fabiano Moreira, produtor do espetáculo – Assim imaginamos que esses criadores também tinham expectativas em Cristo, mas que foram totalmente frustradas quando viram seus porcos indo para o precipício. Trouxemos para o espetáculo o burguês que explora o pobre para ter mais porcos, o policial corrupto, o sacerdote manipulador, o miserável que serve, se sujeita, abre concessões e tenta ter o que comer, a peça entrelaça todos esses personagens e faz uma reflexão sobre o comportamento humano contemporâneo.
Demônios de Decápolis é uma comédia dramática e tem produção executiva da Acriart, Associação Cristã de Artistas. Foi apresentada de forma virtual durante a pandemia do novocoronavirus em 2021. O espetáculo fica em cartaz até o final de maio e tem classificação etária para maiores de 12 anos.
Demônios de Decápolis
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Centro de São Paulo
Sessões – dias 05, 12, 19 e 26 de maio às 20h
Ingresso AQUI
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos
Direção: Bruno Garcia
Elenco: Denis Snoldo, Veronica Nobilli; Jorge Camargo
#ClickLA #ClaudeLopes #DemoniosDeDecapolis #TeatroCommune #BrunoGarcia #DenisSnoldo #VeronicaNobilli #JorgeCamargo #Acriart #AssociacaoCristaDeArtistas