O espetáculo Otelo, baseado na obra de William Shakespeare, no Teatro Commune. A peça é construída a partir da linguagem da comédia física e visual, partindo de uma concepção original do inglês John Mowat. A direção geral é de Augusto Marin que está no elenco com Armando Liguori, Myllena Oliver, Natalia Albuk e Paulo Dantas.
Otelo, livre adaptação da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdêmona, é negra e Otelo é um general velho e branco. Cinco atores interpretam todos as personagens, sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.
Sinopse: Desdêmona, uma jovem negra, e Otelo, general de Veneza, jovem e branco, casam-se secretamente contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Iago quer vingar-se de Otelo por ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente coronel. Seu plano é fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdêmona são amantes.
Primeiro faz Cassio ficar bêbado e brigar, ferindo o Governador de Chipre, sendo demitido por Otelo. Depois mostra a Otelo um sonho erótico de Desdêmona com Cassio. Em seguida, rouba um lenço de Desdêmona e o coloca no quarto de Cassio, fazendo com que Otelo saiba. Iago convence Rodrigo a matar Cássio pelo amor de Desdêmona. Rodrigo e Cássio duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo, mas diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdêmona. Emília revela que Desdêmona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido, prende Iago e encerra a tragédia.
Otelo, um grande líder que não consegue distinguir os amigos dos inimigos, Desdêmona e sua séria obsessão em contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio e seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que tudo vê e tudo ouve, Dona Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma destemida força de guerra apaixonada pela insaciável prostituta Bianca, a frota turca e seus bigodes fantásticos, o governador de Chipre, sempre atrapalhando o caminho, uma dor de cabeça e sua insaciável apetite por aspirinas, um juiz, sempre preparado para silenciar uma corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento colérico.
A reescrita e adaptação de Otelo
Em 2017, durante dois meses de intenso trabalho, a peça foi inteira reescrita, cena por cena, através de improvisações, pelo diretor e pelos atores, com cenas e falas que indicam as ações mais relevantes para a trama, na busca de uma versão de Otelo atual e teatral.
O roteiro da peça segue o mesmo roteiro da trama de Shakespeare, com a adição de algumas cenas, como, por exemplo, a que apresenta os personagens no início, a que Desdêmona conta soldados ou a que o lenço passa de mão em mão por todas as personagens.
Cada um dos atores interpreta dois ou três personagens e estão o tempo todo em cena. Os figurinos são roupas comuns, como calça jeans e camiseta, com adereços específicos que diferenciam as personagens, como, um chapéu, um óculos, uma touca, uma echarpe e um lenço.
Otelo já foi apresentado no Teatro Commune, em São Paulo, em alguns teatros do interior como no recente Festival de Inverno de Pinhal e em teatros das Fábricas de Cultura, com grande sucesso de público e de crítica.
Ficha Técnica
Concepção original: John Mowat
Direção Geral: Augusto Marin
Elenco: Armando Liguori, Myllena Oliver, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin
Operação de Luz e Som: Anderval Areias e Eder Pires
Desenho de Luz e Som: Agnaldo Nicoletti
Ilustrador: Eloar Guazzelli
Designer: Rony Costa
Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans
Assistente de Produção: Matheus Melchionna
Fotos / Vídeos: Carlos Garcia e Gustavo Zanetti
Direção de Produção: Augusto Marin e Luciane Ortiz
Realização: Commune
Serviço:
Otelo
Dias 3, 10, 17 e 24 de agosto de 2024
(Audiodescrição e libras nos dias 17 e 24)
Horário: Sábados, às 20h
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação – São Paulo-SP
Capacidade: 99 lugares + 1 Cadeirante
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos AQUI
#clickla #claudelopes70 #otelo ##shakespeare #teatrocommune #otelonoteatrocommune #augustomarin