Cavaquinho e ukulele são instrumentos semelhantes, ambos de origem portuguesa, geralmente vistos por leigos como “violões pequenos”. Apesar disso, raramente um ultrapassa a barreira do outro, quando se trata de gêneros musicais aos quais estão inseridos. Contudo, o belo-horizontino Roger Bastos quebrou a regra, trazendo o ukulele originário do Havaí para o samba e o gingado brasileiro.
O resultado desse experimento é o sambalanço autoral e inédito “Quem vai chegar primeiro?”. lançado nas plataformas digitais nesse 14 de fevereiro junto à um videoclipe caseiro, o single tem origem curiosa e influências de artistas como Novos Baianos, João Donato e Jorge Benjor, entre outros.
“A música surgiu de um desafio autoimposto: compor diretamente no ukulele. Já pensando num álbum de sambas não convencionais, substituiu o cavaquinho por este instrumento, e acrescentou guitarras e percussões diversas. Planejei a gravação com a entrada dos outros instrumentos na música gradativamente. Uma audição rápida não vai bastar para descobrir todos os elementos sonoros do single.”, detalhou Roger, que compôs todas as músicas e letras dos eu próximo EP.
A letra segue o mesmo caráter ousado e criativo, tão quanto lúdico. O título “Quem vai chegar primeiro?” se refere ao momento no qual o personagem da música a cria. Conta o artista: “Na letra, o compositor cria a situação divertida entre a espera de uma pessoa que demora a chegar com o próprio samba que está sendo feito no momento e demora um tempo para ser finalizado. Daí o título da canção. É o primeiro trabalho temático, cujo tema, o samba, foi trabalhado tanto na forma, quanto no conteúdo. As próprias letras refletem sobre o tema”.
“Quem vai chegar primeiro?” teve todos os instrumentos gravados pelo próprio Roger Bastos, assim como a produção musical foi por ele assinada. As gravações, a mixagem e a masterização foram realizadas no RB Home Studio, Belo Horizonte. A música, que já está disponível nas plataformas digitais, deverá preparar o caminho para outros três singles até maio, quando o artista fará o show de lançamento do seu segundo EP, que acontecerá em 16 de maio, no Sesc Palladium, localizado na capital mineira (saiba mais).
Roger Bastos
É um cantor, compositor e músico mineiro atuante há 26 anos e com discografia solo e digital iniciada em 2023, quando até então atuou em bandas de rock e MPB. Atualmente, Roger contabiliza três singles e um EP. O lançamento mais atual é “Quem vai chegar primeiro?”, sambalanço no qual substitui o cavaquinho pelo ukulele. O destaque de sua discografia fica para “Iniciática”, música na qual apresentou letra setentista de Gilberto Gil musicada por ele.
Seus lançamentos refletem muito de suas ecléticas referências musicais. “Na música ouço um pouco de tudo, desde Jazz, Soul, Rock e mais música brasileira. Fã de John Coltrane, João Gilberto, Lenine, Beatles, Radiohead,Milton Nascimento, Marcos Vale, Bjork, Tom Jobim, Céu, boa música em geral. Poetas curto Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Aldir Blanc, muita gente.”, explicou o artista, que, entre algumas participações em festivais mineiros, recebeu o prêmio de melhor arranjo no Festival Itabirano de Música e 3º lugar em Matozinhos. Roger também já foi assunto em jornais impressos de Belo Horizonte, na MGTV, filiada da Globo em Minas Gerais.
#clickla #claudelopes70 #rogerbastos #ukulele #cavaquinho