Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de carnaval de rua em SP, divulga datas dos ensaios

Bloco paulistano realiza três ensaios gratuitos aos domingos, no Galpão Armazém do Campo do MST, Barra Funda, antes do desfile oficial que contará com presença da banda Olodum

O Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco precursor na retomada do carnaval de rua em São Paulo, anuncia a realização de seus esperados ensaios para este Carnaval 2023, o primeiro a ser realizado após o período de incertezas gerado pela pandemia da Covid-19. Os ensaios acontecem nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro, sempre a partir das 14 horas. Serão realizados no Galpão Armazém do Campo do MST, local cedido por meio de uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A entrada é gratuita e o número de participantes está sujeito à capacidade de lotação do espaço.

Com participações ainda a serem anunciadas, os responBaixo Augusta. A lista dos convidados especiais será divulgada nas redes sociais do bloco durante os próximos dias.

A corte permanece sendo Alessandra Negrini como rainha, Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, Márcia Dailyn e Walério Araújo respectivamente como musa e muso e Tulipa Ruiz como madrinha.

O bloco mantém há anos uma veia ativista misturada com o carnaval. Conhecidos por sua postura diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e a ocupação das ruas, terá como tema este ano a canção eternizada na voz de Gal Costa “ATENTOS E FORTES”. Inspirados pela música, reiteram a necessidade de permanecer por animar a festa serão o músico Wilson Simoninha, puxador e diretor musical do bloco, acompanhado pela Banda do  lutando frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade, reforçando que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político.

Preparando os foliões para a celebração que antecede o carnaval, o desfile oficial acontecerá no dia 12 de fevereiro, seguindo seu já tradicional trajeto a partir da concentração na Rua da Consolação até a Avenida Paulista, e terá como convidado de honra o grupo Olodum, presente durante todo o percurso. Será a primeira apresentação completa em um bloco no Carnaval de São Paulo da maior banda percussiva do planeta e maior bloco afro de Salvador. Gal Costa, falecida em novembro de 2022, ganhará diversas homenagens ao longo do desfile.

Ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 22 e 29 de janeiro; 05 de fevereiro
Local: Galpão Armazém do Campo – MST
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 460 – Campos Elíseos | São Paulo – SP
Horário: A partir das 14h
Entrada: Gratuita – Sujeito à capacidade de lotação do espaço
Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 12 de fevereiro
Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta
O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.

#ClickLA #ClaudeLopes #AcademicosDoBaixoAgusta #Carnaval2023

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também