Bloco paulistano realiza três ensaios gratuitos aos domingos, no Galpão Armazém do Campo do MST, Barra Funda, antes do desfile oficial que contará com presença da banda Olodum
O Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco precursor na retomada do carnaval de rua em São Paulo, anuncia a realização de seus esperados ensaios para este Carnaval 2023, o primeiro a ser realizado após o período de incertezas gerado pela pandemia da Covid-19. Os ensaios acontecem nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro, sempre a partir das 14 horas. Serão realizados no Galpão Armazém do Campo do MST, local cedido por meio de uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A entrada é gratuita e o número de participantes está sujeito à capacidade de lotação do espaço.
Com participações ainda a serem anunciadas, os responBaixo Augusta. A lista dos convidados especiais será divulgada nas redes sociais do bloco durante os próximos dias.
A corte permanece sendo Alessandra Negrini como rainha, Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, Márcia Dailyn e Walério Araújo respectivamente como musa e muso e Tulipa Ruiz como madrinha.
O bloco mantém há anos uma veia ativista misturada com o carnaval. Conhecidos por sua postura diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e a ocupação das ruas, terá como tema este ano a canção eternizada na voz de Gal Costa “ATENTOS E FORTES”. Inspirados pela música, reiteram a necessidade de permanecer por animar a festa serão o músico Wilson Simoninha, puxador e diretor musical do bloco, acompanhado pela Banda do lutando frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade, reforçando que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político.
Preparando os foliões para a celebração que antecede o carnaval, o desfile oficial acontecerá no dia 12 de fevereiro, seguindo seu já tradicional trajeto a partir da concentração na Rua da Consolação até a Avenida Paulista, e terá como convidado de honra o grupo Olodum, presente durante todo o percurso. Será a primeira apresentação completa em um bloco no Carnaval de São Paulo da maior banda percussiva do planeta e maior bloco afro de Salvador. Gal Costa, falecida em novembro de 2022, ganhará diversas homenagens ao longo do desfile.
Ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 22 e 29 de janeiro; 05 de fevereiro
Local: Galpão Armazém do Campo – MST
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 460 – Campos Elíseos | São Paulo – SP
Horário: A partir das 14h
Entrada: Gratuita – Sujeito à capacidade de lotação do espaço
Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: 12 de fevereiro
Concentração na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista
Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta
O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.
#ClickLA #ClaudeLopes #AcademicosDoBaixoAgusta #Carnaval2023