Alec Orea, músico de jazz, lança projeto para guiar artistas na identidade musical

Do sul do Brasil para o mundo, Alec Orea emergiu como um nome de destaque no jazz nos últimos anos. Pianista, compositor e educador, Alec é filho de pianista clássica e iniciou sua jornada musical aos 11 anos, o que o levou a aprofundar sua paixão na graduação e 2 mestrados. Ao longo dos anos, explorou e aflorou sua sonoridade complexa ao redor do mundo, consolidando uma identidade artística autêntica, contemporânea e universal, também marcada pela improvisação. Inspirado por sua própria liberdade criativa, o músico agora busca expandir a mente musical de outros artistas por meio do “MMExpansion“.

Alec Orea ganhou destaque no cenário musical brasileiro após ir para a Holanda, onde reconheceu a força de seu perfil como músico. Durante esse período, ele conheceu o trompetista russo Alex Sipiagin, com quem fez inúmeras colaborações, entre elas seu primeiro disco intitulado “Gratitude”, em Nova Iorque. Posteriormente, colaborou com Raul de Souza, uma lenda da música instrumental brasileira, produzindo seu último disco “Plenitude”. Além disso, realizou turnês pelo Brasil ao lado da cantora Flora Purim e o baterista Airto Moreira, como Diretor Musical do sexteto. Alec também trabalhou com músicos renomados como Will Vinson, Sidiel Vieira, e Rodrigo Digão Braz em seu álbum “Concerto para Piano e Universo – 1º e 2º Movimentos”.

Alec Orea também se dedica intensamente à sua carreira como educador. Uma de suas primeiras experiências docentes em São Paulo foi no Conservatório Nacional Souza Lima. Após turnês e vivências por toda a Europa, ele recebeu o convite para lecionar no Global Music Institute da Berklee na Índia, uma experiência cultural marcante que ampliou suas inspirações. Com o ensino como um pilar essencial de sua carreira, Alec trouxe consigo a sensibilidade para guiar músicos reféns das inúmeras crenças limitantes e paradigmas que permeiam a sobrevivência da música instrumental, desenvolvendo o projeto “MMExpansion”.

Representando o Jazz, como gênero e não estilo, o músico conhecido por sua abordagem “não convencional”, livre de rótulos, promove uma imersão profunda na experiência musical de modo a expandir tal arte. Incentivando a mentalidade de elevar a consciência dos artistas que se empregam na área, o primeiro módulo do “MMExpansion”, sugere caminhos e reflexões para a busca de identidade artística, com autoconhecimento e expressão. Alec Orea contará com a participação de diferentes músicos do segmento e a pianista e terapeuta neurolinguista Rachel Correa, especializada em reprogramação neural.

O primeiro módulo conta com 25 aulas, que abordam conteúdos criativos práticos e expansivos, performances, rompimento de paradigmas, guias para carreira musical e entrevistas. Entre as aulas, as participações dos músicos com experiências e carreira em diversos países: o trompetista Alex Sipiagin; Will Vinson, saxofonista; Gabriel Grossi, harmonicista; o baterista Nene; Maikel Vistel, saxofonista; o trompetista Jorge Vistel; Rubem Farias, baixista; Rodigo Digão Braz e Nene, baterista; os guitarristas Vinicius Gomes e Adauto Dias.

As inscrições para o “MMExpansion” serão abertas no dia 17 de setembro, e mais informações podem ser acessadas no site. O projeto de Alec Orea é mais um passo em sua carreira como educador, trazendo um curso fora do convencional e muito abrangente para a consolidação de carreiras musicais. Neste ano ele ainda fará 3 turnês na Europa em mais de cinco países e planeja o lançamento de seu segundo álbum em 2025.

www.alecjazzpiano.com/mmexpansion

#clickla #claudelopes70 #alecorea #mmexpansion

 

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também