CAIXA Cultural São Paulo apresenta show gratuito do grupo As Ganhadeiras de Itapuã

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, nos dias 8 e 9 de março (sábado e domingo), o grupo sociocultural baiano As Ganhadeiras de Itapuã, num show marcado pela representatividade, beleza e história de suas ancestrais, antigas mulheres negras de ganho do período colonial. No repertório, sambas de roda, cirandas e afoxés, além de canções autorais, composições de músicos locais de Itapuã, sucessos de nomes como Dorival Caymmi e clássicos da cultura popular brasileira. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.

Num trabalho carregado de originalidade, alegria e brasilidade, As Ganhadeiras de Itapuã traduzem em música, dança e teatro a cultura tradicional das mulheres que foram o primeiro símbolo representativo do empoderamento feminino no Brasil. Essas mulheres exerciam atividades relacionadas ao “trabalho de ganho”, como a venda de alimentos e a lavagem de roupas na Lagoa do Abaeté, em Salvador (BA), tanto para se sustentar quanto para comprar a liberdade de familiares escravizados.

No palco, As Ganhadeiras de Itapuã mostram a força do trabalho coletivo. O repertório destaca o chamado Samba de Mar Aberto, definido pelo diretor musical do espetáculo, Amadeu Alves, como o jeito e a sonoridade próprias do grupo, que têm na sua alma a força do povo de beira de praia, com as raízes fincadas na ancestralidade afro-indígena. Essa representatividade, diz Alves, traduz-se num canto ancestral, com uma musicalidade potente que faz ressoar os batuques que atravessam gerações e chegam às harmonias refinadas que caracterizam a musicalidade brasileira.

Carnaval:
As Ganhadeiras de Itapuã já inspiraram um desfile de escola de samba campeão do Carnaval carioca. Em 2020, a Unidos do Viradouro levou para a Marquês de Sapucaí o enredo Viradouro de alma lavada, uma referência à música Com a alma lavada, de Jenner Salgado. A história de luta e resistência dessas mulheres, numa profunda relação com a própria história da mulher brasileira, conquistou o sambódromo. Além de ser a grande campeã do ano, a Viradouro ainda recebeu os prêmios Estandarte de Ouro de melhor enredo e melhor comissão de frente.

Sobre o grupo:
O grupo sociocultural As Ganhadeiras de Itapuã surgiu em 2004, a partir de encontros realizados entre moradores locais empenhados na busca pelo resgate de antigas tradições culturais do bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Seu primeiro álbum, lançado em 2014, foi vencedor no 26º Prêmio da Música Brasileira nas categorias de melhor grupo regional e melhor álbum de música regional. O grupo também levou o troféu de melhor produção na categoria show do Prêmio Caymmi de Música (2015), e foram convidadas de honra da apresentação de encerramento das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Em 20 anos de história, o grupo desenvolve um trabalho de valorização da mulher como agente social e de resgate das tradições populares, sambas e cânticos de suas ancestrais.

 

Serviço:
[Música] As Ganhadeiras de Itapuã
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo
Datas: 8 e 9 de março de 2025 (sábado e domingo)
Horário: 19h
Ingressos: Gratuitos – retirada de ingressos com uma hora de antecedência do início do evento e limitado a um por pessoa
Classificação indicativa: Livre
Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalsp
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

#clickla #claudelopes70 #caixacultural #asganhadeirasdeitapua

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também