Coreógrafo da Leandro de Itaquera promete um grande show para a abertura do desfile

Além da comissão de frente da Leandro de Itaquera, Marcelo Gomes se desdobra na produção e atuação de um filme com Bianca Rinaldi, a produção de um festival de Internacional cinema, distribuição de um filme com Laura Cardoso e apresentação de um espetáculo teatral com Direção de Ricardo Grasson, Cássio Scapin e Ando Camargo que volta que já está em cartaz após o Carnaval.

A Comissão de Frente é um dos principais quesitos avaliados pelos jurados do Carnaval e como esta ala vem ‘abrindo o desfile’ de cada agremiação a responsabilidade é ainda maior tantos dos componentes, bem como o coreógrafo responsável. É como ser o primeiro a bater na disputa por pênaltis na Copa do Mundo. É muita responsabilidade!
Por isso cada vez mais as agremiações do carnaval do eixo Rio-São Paulo intensificam investimentos neste quesito. E na Leandro de Itaquera não é diferente, aliás a vermelho e branco, tradicionalmente sempre surpreendeu com as Comissões de Frente ao longo dos seus 40 anos de existência.
Para o Carnaval 2023 a Leandro de Itaquera reedita o enredo Batuque a Força de uma Raça de 1992, porém totalmente readaptado para a atualidade pelo carnavalesco Augusto Oliveira.
Há 4 anos na Leandro de Itaquera o ator e bailarino Marcelo Gomes é o coreógrafo da Comissão de Frente da Leandro de Itaquera. Ele tem ampla formação e experiência nos palcos e em produções de áudio visual.

Experiência é que não falta ao coreografo Marcelo Gomes. Ator formado pelo Globe-SP, com cursos de extensão em teatro com Eugênio Barba (Odin Teatret) na Dinamarca. “Venho do teatro e do cinema, também fiz dança contemporânea e assim segui a carreira na direção artística, amo trabalhar com cultura, caminho por todas as áreas, já ganhei prêmio de melhor ator na Tailândia em 2022, e até produzi o palco da Anitta no Rock in Rio Lisboa, são 22 anos de vida artística comenta,
No carnaval o ator já tem um legado edificado, além da Leandro de Itaquera ele tem passagens por Rosas de Ouro, Águia de Ouro, Estrela do Terceiro Milênio, X-9 Paulista e Unidos do Peruche.
“Nas coreografias e performances voltadas para shows e apresentações sempre faço questão de ressaltar o que cada um tem de melhor, meu elenco sempre é muito diverso, com bailarinos, atores, cantores em todos os estágios artísticos que promovem um mix, como um coletivo artístico”, explica.

Quanto a sua experiência em Carnaval, Marcelo Gomes conta que começou coordenando coreografias de alas e passou também a coreografar os componentes dos carros alegóricos. Para ele o ápice foi quando interpretou Jesus Cristo no enredo “Todas as Marias” da Águia de Ouro, atuando ao lado de Nicette Bruno.
Ele faz questão de ressaltar que todas as suas coreografias para comissão de frente, já foram 4, sempre sugerem trechos de espetáculos teatrais. “Ai vamos inserindo os movimentos conforme o enredo, sempre seguindo a orientação do carnavalesco e a direção do carnaval”, destaca.

A Comissão de Frente da Leandro de Itaquera virá com 15 componentes com integrantes que já estão na agremiação, somados a atores, bailarinos e pessoas que jamais desfilaram. “Temos todas as tribos em nossa Comissão”, comemora Marcelo Gomes.

Com a finalidade de otimizar o tempo ele tem seu grupo de WhatsApp com a comissão e a produção, eles trocam muitas informações, por lá envia as referências de estudo e pesquisa como também indicações de limpeza de movimento. Segundo o coreógrafo com essa “lição de casa” os ensaios presenciais acontecem mais otimizados e sempre claro com o samba na “ponta da língua”.

Ele elogia ainda os croquis das fantasias da comissão de 2023: “elas estão incríveis e ajudam a contar a história que criei, nosso carnavalesco tem muito bom gosto que transfere para todos os figurinos e alegorias”. E ainda dá um spoiler do que o público verá na avenida: “nos anos 90 as comissões de frente tinham uma ligação direta com o enredo, eram mais contidas, hoje é diferente, podemos criar um grande show mais expansivo que conecta o público com samba já na abertura do desfile, exemplo foi ano passado onde nossa coreografia foi feita em libras trabalhando muito a inclusão, esse ano não será diferente, será um espetáculo à parte”, prometeu.

“É importante citar que o carnaval é uma festa que une as pessoas, o título, a disputa são fundamentais, mas, mais fundamental ainda é a união que este grande teatro a céu aberto nos proporciona, o maior do mundo, unindo todos, sem distinção em um único evento. Uma festa do povo”, finaliza.
Além da comissão de frente da Leandro de Itaquera, Marcelo Gomes se desdobra trabalhando nas direções de produção de projetos, sempre levando em paralelo sua carreira como ator, diretor de produção, diretor artístico e coreografo.

 

#ClickLA #GuigaDMN #LeandroDeItaquera #CoreografoMarceloGomes #Carnaval2023

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também